As melhores ervas para dormir a noite toda

Nem todas as pessoas conseguem pegar no sono com facilidade; muitas lutam todas as noites para descansar nem que seja por um curto período. Por isso, trazemos para você as melhores ervas para dormir a noite toda.

Dormir é uma necessidade para todos nós, mas isso não significa que seja fácil. E, quer consigamos descansar o suficiente ou não, precisamos continuar funcionando no dia a dia.

Existem muitos medicamentos prescritos para dormir que podem ajudar, mas eles também vêm acompanhados de efeitos colaterais dos quais muitos de nós preferiríamos ficar longe.

Se você não quer recorrer a sedativos farmacológicos fortes, talvez seja hora de olhar para o poder das plantas. As ervas são utilizadas há séculos por seus benefícios medicinais e curativos, e seus extratos e compostos também têm espaço na pesquisa científica e nos medicamentos farmacêuticos.

Portanto, se você está lutando contra o cansaço ou tem dificuldade para permanecer dormindo, experimente um sedativo da Mãe Natureza e confira estas ervas que podem ajudá-lo a dormir a noite toda.

Melhores ervas para dormir a noite toda

Valeriana

A valeriana é uma das melhores ervas para dormir a noite toda, por isso aparece em primeiro lugar na lista. É muito popular entre pessoas com insônia graças ao seu potencial para induzir um sono mais profundo e reparador. Pode ser utilizada na forma de tintura, cápsulas ou em uma agradável xícara de chá antes de dormir.

Lúpulo

O lúpulo é outra erva com efeito sedativo, e a valeriana pode ser combinada com o extrato de lúpulo para obter benefícios ainda maiores para o sono. Ambas são conhecidas por serem suaves e seguras, e às vezes podem ser usadas em conjunto com outros remédios para dormir. Tanto o lúpulo quanto a valeriana combinam bem com a melatonina, o famoso hormônio do sono vendido em lojas do mundo todo.

Com apenas um pouco desses sedativos naturais e a aprovação de um médico, você pode adormecer mais rápido, dormir por mais tempo e ter um descanso mais relaxante, sem a sonolência excessiva ou os efeitos colaterais dos medicamentos prescritos.

Ervas para o estresse e a ansiedade

A ansiedade pode nos manter acordados na cama, não importa quantas ovelhas contemos. Se o estresse tem tirado sua paz durante a madrugada, você pode considerar a ashwagandha ou a passiflora para promover o relaxamento.

Ashwagandha

A ashwagandha é uma erva muito popular na antiga tradição ayurvédica da medicina indiana. Ela é um adaptógeno capaz de ajudar a regular os hormônios que a ansiedade descontrola, levando o corpo a um estado mais equilibrado e relaxado.

Passiflora

A passiflora não tem o mesmo histórico impressionante da ashwagandha, mas já provou que merece ser considerada como uma aliada para o sono e a ansiedade. Isso porque ela aumenta a produção do neurotransmissor GABA (ácido gama-aminobutírico) no cérebro. Uma xícara de chá pode oferecer a calma e o relaxamento necessários para pegar no sono. Portanto, mantenha um chá de passiflora ao lado do seu tradicional chá de camomila.

Enquanto você investe no relaxamento herbal, vale a pena considerar também as ervas calmantes usadas na aromaterapia. Os óleos essenciais de certas plantas podem fazer verdadeiros milagres quando se trata de aliviar o estresse, e tudo o que é preciso é sentir o aroma.

Devido à ligação entre os óleos essenciais e o sistema olfativo, uma única inalação pode ter efeitos poderosos e imediatos sobre o nosso humor. Os óleos essenciais de lavanda e camomila-romana são populares por suas propriedades calmantes, mas opções menos florais, como manjerona, madeira de cedro e bergamota, também oferecem um efeito relaxante e sonolento.

Dor e tensão

A dor impede você de dormir durante a noite? Se sim, os óleos essenciais merecem ainda mais espaço no seu kit de cuidados. Funcho, alecrim e hortelã são antiespasmódicos que ajudam a relaxar músculos tensos, doloridos e inquietos.

Óleos essenciais analgésicos, como lavanda e manjerona-doce, também aliviam a dor e proporcionam uma sensação de tranquilidade através do aroma. E se você lida com dores causadas por inflamações de doenças como artrite, fibromialgia e lúpus, os óleos essenciais anti-inflamatórios podem ajudar a pegar no sono ao reduzir o inchaço e o desconforto.

Outras ajudas herbais para dormir

Limão, olíbano, óleo de melaleuca, capim-limão, lavanda e hortelã-pimenta oferecem um suporte aromático na hora de dormir. Eles podem ser usados em chás de ervas, mas os óleos essenciais são altamente concentrados e proporcionam alívio rápido por meio da aplicação tópica.

Basta aplicar os óleos essenciais na planta dos pés ou misturá-los com um óleo carreador, como jojoba, amêndoas doces ou coco, para criar um óleo de massagem calmante que pode ser aplicado nas articulações doloridas e nos músculos tensionados. Você ficará surpreso com a rapidez com que a qualidade dos óleos essenciais pode aliviar seus desconfortos.

Existem muitas opções disponíveis para atender às necessidades da hora de dormir. Portanto, antes de recorrer a mais um frasco de comprimidos, converse com seu profissional de saúde sobre esses populares remédios naturais à base de ervas.

Agora que você já conhece as melhores ervas para dormir a noite toda, só falta começar a utilizá-las o quanto antes para desfrutar de um sedativo natural e um descanso mais tranquilo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *